4 atividades que o engenheiro civil é responsável

Índice do conteúdo

Conheça o que faz um engenheiro civil, quais suas atividades diárias. Isso vai ser muito importante para aqueles que desejam seguir na profissão. E também vai aprender mais sobre o trabalho que a Rio Soluções desenvolve no Rio de Janeiro, como por exemplo: Construções, Reformas prediais, Impermeabilização, Acessibilidade, Fachadas, Instalações, Hidráulicas e Esgoto, Pintura, Modernização de Ambiente entre outros.

A Engenharia Civil, dessa forma, é um ramo da engenharia voltado à criação e execução de projetos de infraestrutura, bem como a manutenção de obras já existentes. Para facilitar a compreensão de todos, vamos acompanhar o trabalho do engenheiro civil.

O que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é o profissional responsável por elaborar, criar, projetar, avaliar e construir obras e edificações, como prédios, rodovias, residências, etc. Além disso, atua desenvolvendo projetos elétricos, hidráulicos e, também, de produtos.

Também é responsável em realiza a concepção, gestão, execução e fiscalização dos projetos. Ou seja, sua atuação não se limita apenas a criar e finalizar um projeto, mas, sim, a fiscalizá-lo mesmo após a entrega.

Para entender ainda mais sobre o assunto, continue e veja as 4 atividades de responsabilidade do engenheiro civil e quais são suas principais áreas de atuação.

Aqui na empresa Rio Soluções, por exemplo, oferecemos os melhores resultados para sua obra:

  • Manutenção predial Rio de Janeiro,
  • Serviços de Engenharia,
  • Construção e conservação,
  • Recuperação de fachadas,
  • Reforma de fachada Predial;
  • Hidráulica e esgoto,
  • Instalações prediais,
  • Impermeabilização.

Não precisa perder seu tempo procurando no Rio de Janeiro a melhor empresa de reforma e construção predial, pois temos uma solução para sua obra.

Quais são as principais atividades da Engenharia Civil?

Anteriormente vimos o que é Engenharia Civil e podemos ver um pouco sobre quais atividades ele exerce. Contudo, para brilhar na carreira é preciso desenvolver determinadas habilidades que são essenciais para o dia a dia de trabalho, como ser ágil e adaptar-se com mudanças, ter senso de urgência, criar soluções para os mais diferentes problemas, etc.

Por isso, veja a seguir 4 atividades que um engenheiro civil pode desempenhar com mais frequência no seu dia.

1. Elaboração de projetos

Cada etapa do processo de elaboração de projetos exige recursos, materiais e competências diferentes, ou seja, só um bom engenheiro civil é capacitado para saber o que fazer em cada passo do empreendimento. Isso porque é ele quem cria os relatórios, mapas e outros dados referentes ao planejamento e a execução do projeto.

Portanto, o profissional deve ter raciocínio lógico para considerar todos os custos da construção, além das regulamentações governamentais, os potenciais riscos ao ambiente, dentre outros fatores que constam nas etapas do projeto. Ainda, o engenheiro civil deve compilar e enviar pedidos de licenças para agências estaduais e federais, garantindo que a obra esteja em total conformidade com as leis.

2. Supervisão de construção

A supervisão da construção é a tarefa que busca minimizar e aperfeiçoar os recursos a serem usados ao longo de toda a execução da obra. Quando estima com uma boa preparação, o engenheiro civil possui uma equipe de colaboradores que vai ajudar no controle de cada etapa do empreendimento, com o objetivo de garantir a qualidade e assegurar o prazo de finalização estimado para o projeto.

Com isso, o profissional deve apresentar conhecimentos, habilidades, além de ferramentas e técnicas que consigam satisfazer as demandas do contratante ou da empresa. Até porque, com o uso de técnicas de monitoramento eficientes, é possível reduzir significativamente o índice de mão de obra e materiais.

3. Fiscalização de obras

A fiscalização de obras é fundamental para se atingir a garantia do desempenho e da segurança da construção. Quer dizer, o engenheiro civil realiza um levantamento e fornece todas as informações referentes ao processo de execução, verificando se o projeto obedece às especificações e aos prazos estabelecidos.

Essa etapa é que vai mostrar maior eficiência na obra, uma vez que se faz uma busca da aplicação dos materiais, o controle de recebimentos dos recursos e das notas fiscais, além da gestão de todo o cronograma do empreendimento. A fiscalização ainda pode contribuir para evitar inúmeros erros e imprevistos que possam afetar o bom andamento do empreendimento.

4. Planejamento e manutenção de obras

O planejamento e a manutenção visa, sobretudo, a proteção das estruturas construídas. Sendo assim, dentro do cronograma do projeto é preciso incluir o prazo necessário para que toda a infraestrutura seja avaliada e inspecionada, com o intuito de garantir a segurança dos colaboradores e da sociedade.

Até porque todo tipo de construção sofre degradação ao longo do tempo, necessitando de cuidados técnicos para preservar seu bom desempenho. Assim, é possível aumentar a vida útil de uma série de empreendimentos, sejam casas, residenciais ou edifícios, precavendo possíveis acidentes.

Qual a importância das funções de um Engenheiro Civil?

Vimos que as atividades de um engenheiro civil são inúmeras, porém citamos apenas 4 mais utilizadas e que esse profissional desempenha um papel de grande importância para o bem-estar e desenvolvimento de qualquer sociedade.

O trabalho do engenheiro civil pode trabalhar de maneira direta para aumentar, amenizar ou excluir o impacto ambiental de diferentes construções. Além disso, as transformações tecnológicas permitem que esse trabalho seja feito de forma cada vez mais consciente e sustentável.

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre as atividades do Engenheiro Civil e principalmente a importância de contratar um bom profissional e empresa renomada. Para você que procura uma empresa de engenharia no Rio de Janeiro e ter um serviço de qualidade, entre em contato conosco para conversamos sobre seu projeto.

Compartilhe essa Matéria
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Ver mais matérias