Estamos passando por um momento em que sofremos com o aquecimento global.
Há muito desperdício de recursos naturais e descartes indevidos de resíduos poluindo a natureza como a nossa cidade; o Rio de Janeiro, considerada uma das mais lindas do mundo, com a paisagem natural tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, mas em contrapartida, detém o 7º lugar no ranking da mais suja do mundo, como demonstra recente pesquisa.
Mudando as atitudes para o futuro do planeta
Acreditamos que podemos mudar esta situação, devemos ter a compreensão que nossos filhos e futuras gerações poderão sofrer com esta herança mal sucedida. A consciência da sustentabilidade tem que ser assumida e absorvida por todos e aqueles que administram um grupo de pessoas ou famílias, principalmente.
A sustentabilidade é uma tendência cada vez mais forte entre os condomínios, sejam eles comerciais ou residenciais.
Há várias possibilidades, desde a implantação conduzida por um síndico responsável por determinado condomínio que defina medidas relativamente simples, como por exemplo, a coleta seletiva de lixo ou reuso de água da chuva.
Economia e sustentabilidade podem andar lado a lado
Os condomínios de grande e médio porte acumulam várias despesas com custo elevado de manutenção; porém a administração do prédio pode adotar medidas de tratamento para aproveitar o desperdício da água, armazenar e instalar sistema de captação de águas de chuvas, água servida ou até da piscina.
Toda água pode ser tratada para determinado uso; existem no mercado tanques reservatórios específicos, filtros separadores, caixas cloradoras, com controle do PH da água para reutilização mesma.
Nossa empresa desenvolve implantação de programas de sustentabilidade, com a ajuda de profissionais especializados as regras valem tanto para condomínios já estabelecidos quanto para imóveis novos.
Para que os gestores possam conhecer o conceito sustentável e evitar qualquer problema ou decepção na hora de implantar um projeto desse tipo em seu condomínio, a nossa empresa RIO SOLUÇÕES engenharia ajuda ao gestor do condomínio à avaliar as condições para cada tipo de situação e necessidade.
Veja abaixo alguns outros serviços que a empresa realiza:
- Acessibilidade
- Hidráulica e Esgoto
- Impermeabilização
- Impermeabilização de Piscina
- Modernização de Ambiente
- Reforma Predial
- Reforma de Fachadas
- Projetos Especiais
Lembro que para qualquer proposta de mudança e solução, há um investimento inicial, em médio prazo com custos significativos; como exige a necessidade de intervenções na infraestrutura do prédio como obra, escavações para cisternas, desvios de tubulações, adaptações na cobertura do prédio e sistemas de bombeamento e conjunto de filtros específicos. Mas depois os custos da obra irão se pagar a médio ou longo prazo.
Nos próximos anos durante a economia das despesas com água principalmente em condomínios com área de lazer e piscinas.
Otimizar o consumo de energia e reciclagem
Quais são as principais vantagens que o condomínio, que implanta um programa de sustentabilidade interna?
As vantagens são inúmeras. Podemos dizer que a principal é a redução de custos no condomínio, graças principalmente à otimização energética e ao melhor aproveitamento da água.
Os impactos na vida dos moradores vão desde a saúde, por meio da utilização de materiais com baixos índices de compostos orgânicos e do controle da qualidade do ar, até a conscientização para a preservação dos recursos naturais que podem ser colocados em prática no dia-a-dia, como a coleta seletiva.
O conceito de energia alternativa e economia consistem em pequenos gestos como troca de lâmpada incandescente, fluorescentes, em LED; sistema de sensores de presença em corredores. Instalação de sistema de captação energia solar no telhado, sistemas que são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas.
O que são células fotovoltaicas
As células fotovoltaicas são geralmente montadas em módulos ou painéis solares que são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”, presente em alguns materiais, sendo o mais utilizado o silício em cobertura de condomínios.
Condomínios verdes apresentam redução de custos e ganhos em produtividade com funcionários estimulados e moradores dispostos a contribuir na coleta seletiva, que podem chegar a 16%.
Reduz em até 30% o consumo de energia, além de diminuir a poluição gerada pelos condomínios e alguns fazem caixinha do recurso das coletas cooperativadas.
Para ser efetivo, como deve funcionar um sistema de coleta seletiva de lixo? A Prefeitura, por exemplo, realiza essa coleta ou é necessário entrar em contato com outras entidades? Quem realiza esse tipo de serviço?
São cooperativas que coletam óleo vegetal de cozinha, que recebem o resíduo saturado em troca de material de limpeza. Esta principal preocupação é evitar que materiais recicláveis possam acabar em aterros sanitários. Além disso, também se deve preocupar-se com a inclusão social.
Existem cooperativas que recebem os materiais e fazem a sua separação e venda para as empresas. Para mais informações, consulte o site do Instituto Brasil Ambiental (IBA).