Reforma de Fachada Predial: 5 coisas que todo síndico precisa saber

Índice do conteúdo

A reforma da fachada predial é o ato de fazer reparos, retrofit ou até mesmo repaginação da fachada de um prédio. Ela é indispensável, pois com o passar do tempo, de forma natural, as construções precisam de reparos para manter o prédio bem conservado e evitar complicações futuro.

É essencial que as fachadas prediais tenham revisões periódicas e reformas, quando preciso. Não só para manter a aparência, mas também por uma questão um ponto de segurança.

Porém, é de extrema importância lembrar que, por se referir-se de uma formação visual de todo o edifício e identidade, qualquer reforma precisa estar de acordo com as normas vigentes. E no caso de ajustes técnicos precisam ser repassados para validar a realização da obra.

Rio Soluções – Reforma de Fachada Predial

Por se tratar de um tema muito importante, nós da empresa Rio Soluções separamos todos os pontos essenciais que você precisa saber antes de começar a reforma predial no rio de janeiro administrada pelo síndico.

Vamos começar.

1. Compreender o valor da reforma predial no RJ

As fachadas são bastante afetadas pelos temporais, como chuva e sol entre outros. Dessa maneira, os materiais úteis, especialmente os acabamentos, sofrem com a deterioração, perda de coloração, manchas, dentre outros pontos.
Desse modo, as manutenções e reformas prediais são tão importantes e têm como vantagens:

  • Crescimento no valor do patrimônio;
  • Redução da deterioração;
  • Segurança dos condôminos;
  • Modernização da fachada;
  • Conformidade às Normas.

 

Os ajustes garantem a conservação da identidade que foi projetada o início, já as reformas se tratam de possíveis alterações na aparência.

Para as edificações mais velhas, a reforma e manutenção são ainda mais essenciais para garantir a qualidade e segurança do prédio. Todavia, é fundamental explicar algo sério. Apesar da semelhança, reforma e manutenção predial são ações diferentes. Veja:

Reforma:

De forma simples, a reforma é definido como o ajuste da edificação atual com ou sem alteração de funcionamento, visando restaurar, melhorar ou ampliar suas condições que atendam os interesses dos usuários.

Exemplo de reforma: Pintura de fachada ou troca dos revestimentos.

Manutenção:

É o grupo de tarefa, que são criadas ao longo da vida útil da edificação para prevenir ou reparar. Conservar as características originais do prédio e prevenir a degradação das suas condições atuais.

Exemplo de manutenção predial: Limpeza dos vidros da fachada.

Dessa forma, os síndicos podem ver a diferença entre essas duas atividades muito comuns para uma edificação.

2. Antes da reforma, elabore e aprove a remodelação.

A reforma de fachada predial é muito importante já sabemos disso, e também é fundamental realizar um planejamento. Pois sabemos que até mesmo pequenas reformas, como a pintura das áreas de lazer, é preciso antes planejar e organizar os gastos que isso vai trazer para o condomínio. No caso da reforma da fachada, isso é ainda mais importante por conta do tamanho da obra.

Uma reunião junto ao conselho administrativo do condomínio de como, quando e qual o despesa da reforma é indispensável.

Além disso, devemos fazer o orçamento para materiais e mão de obra, para evitar impactos negativos nas finanças do condomínio.

Veja algumas possibilidades de pagamento da reforma de fachada predial:

  • Usar o fundo de obras do condomínio;
  • Rateio entre todos os moradores, dividindo o custo total da obra por igual entre todos;
  • Solicitar um empréstimo para condomínio.

 

Inclusive é essencial analisar o quanto a reforma impactará a rotina dos moradores, pensando em seu bem-estar e segurança. Além disso, deve ter cuidado dentro e fora do condomínio, instalando redes e avisos.

Desse modo, a reforma de fachada predial deve ser bastante planejada. Pois assim, o trabalho será bem feito, trazendo resultados favoráveis sem trazer nenhum tipo de problema para o condomínio.

Depois de todos os procedimentos, é fundamental aprovar o planejamento, datas, empresa responsável pelo serviço, custo e forma de pagamento em assembleia com todos os condôminos.

3. Contrate uma empresa renomada e qualificada em reforma de fachada predial

Antes explicamos de forma simples a diferença entre reforma e manutenção predial, e também a importância da reforma de fachada predial. Com o planejamento aprovado, chegou a hora de escolher a empresa responsável pela edificação. Pois não adianta ter um ótimo projeto se ele não vai ser feito de forma certa.

Então, para sua obra ter uma excelente execução nada melhor escolher uma empresa fornecedora dos serviços de boa qualidade e também o tempo de experiência faz toda diferencia.

Vamos facilitar sua procura com uma boa prestadora de serviços, veja abaixo aos seguintes pontos:

  • Busque empresas renomadas no mercado;
  • Peça indicações para outros síndicos e profissionais do ramo;
  • Analise com cautela cada uma das opções;
  • Tenha atenção sobre a experiência da empresa;
  • Procure avaliação de clientes antigos;
  • Confira se os trabalhadores são capacitados e possuem experiência no assunto;
  • Veja se a empresa trabalha com os devidos equipamentos de proteção pessoais.

 

Para ter maior segurança ao definir qual será a empresa responsável pela obra, entre em contato com o responsável, agende uma reunião e tenha uma conversa transparente para ver se a empresa atende toda demanda do condomínio. É indispensável que ela esteja de acordo com aquilo que você espera.

A reforma de fachada predial é muito interessante para manter a imagem e a segurança do edifício, bem como aumentar a satisfação dos moradores e ainda estar de acordo com a legislação. Sendo assim, não abra mão de um bom planejamento, bons materiais e uma boa empresa especializada.

4. Tenha contato com o autor do projeto do condomínio ou profissional

Consultar e solicitar a autorização do autor ou empresa responsável pelo projeto original vai garantir a segurança na reforma de fachada predial, isso vai garantir a segurança para que não ocorra nenhum abalo estrutural.

Dessa maneira, eles poderão ajudar e indicando até que ponto as intervenções pretendidas são viáveis ou não. Falando com os responsáveis pelo projeto também é uma boa perguntar o que precisa ser feito no edifício, como melhoria. Desse modo, será possível aprimorar a reforma para que seja feita perfeitamente.

Agora, se você não tem o contato do arquiteto ou da empresa responsável pelo projeto, o mais recomendável, em casos de reformas que possam impactar a estrutura do prédio, é ter um arquiteto ou engenheiro acompanhando o processo. No caso da nossa empresa Rio Soluções já temos o Leonardo Pimentel como engenheiro responsável pela obra.

5. Fique alerta com a legislação para reforma e manutenção predial

Todas as decisões relacionadas aos condomínios possui a Lei dos Condomínios e assim qualquer ajuste de fachada em condomínios ou área comum é proibido.

Para validar a alteração, é necessário que esteja na convenção condominial, que se trata de um documento que engloba todo regimento interno, funcionando como uma condição de constituição para o condomínio.

Além do mais, o Código Civil também prevê os deveres dos condôminos em seu artigo 1.336. Nele define para “não mudar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas”. Com isso, a lei garante a manutenção da harmonia estética dos prédios.

A necessidade de manutenção preventiva também pode trazer problemas legais para o síndico, sendo este compromisso em caso de acidentes provocados por fachadas mal conservadas, com base no Código de Obras e Edificações (lei 11.228/92), sobre obras em geral e de manutenção.

Vale ressaltar, em casos de restauração de fachadas, a Lei 12.350/97, conhecida também como lei de Fachadas, isenta, por 10 anos, os proprietários em relação ao pagamento de IPTU de imóveis tombados ou patrocinadores de obras que recuperem fachadas em área especial de intervenção.

Conclusão

A reforma de fachada predial é fundamental para segurança, adaptação às normas e também por conta da aparência. Este cuidado com o prédio mostra o quanto o síndico está atento a estas manutenções e reformas, o que indica uma gestão eficiente, já que você está zelando pelo patrimônio dos condôminos.

Caso o seu condomínio precise de uma reforma de fachada predial, basta estar atento aos cinco passos que mostramos acima e planejar a obra! E aqui vale lembrar, caso o condomínio não tenha caixa ou o rateio fique inviável, você pode optar por empréstimo para condomínio.

E para você síndico que queira conhecer mais sobre a empresa Rio Soluções – Reforma de Fachada Predial, entre em contato conosco para marcamos uma reunião.

Compartilhe essa Matéria
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Ver mais matérias